Thursday, January 05, 2006

Azulejos roubados do Palácio Marquês de Pombal

Azulejos que faziam parte de vários painéis foram roubados do Palácio Pombal, situado na Rua do Século, em Lisboa. O furto terá ocorrido na semana anterior ao Natal e os larápios terão aproveitado o facto do edifício se encontrar em obras.
Os azulejos, que se encontravam no palácio desde o século XVIII, são de valor incalculável e encontram-se inventariados e até fotografados. Os azulejos roubados ‘retratavam’ diversas temáticas, da religiosa à marítima, passando pelo profano, no tradicional azul, mas também havia alguns policromados.
O Palácio é um imóvel de reconhecido valor histórico e é pertença da Câmara Municipal de Lisboa. Na fachada encontra-se mesmo uma placa onde se lê que ali nasceu, em 1699, o futuro Marquês de Pombal.
Segundo a SIC, a Polícia Judiciária ainda não tem conhecimento do assalto.

1 Comments:

At 9:17 AM, Blogger Unknown said...

Sobre o descaminho e comércio de azulejos, que tal uma visita ao site americano do ex-presidente da Associação Portuguesa de Antiquários.

http://www.solarantiquetiles.com/

Não obstante não duvidar da licitude desta actividade comercial que não ponho em causa, é pertinente interrogar-nos sobre quantas das exportações definitivas de pedras e azulejos históricos com mais de cem anos é que foram autorizadas pelo Ministério da Cultura?

Antiquário que até é consultor da PJ no programa "SOS Azulejo" (?).

http://mais.uol.com.br/view/7945qmbpogar/tradicionais-azulejos-de-lisboa-sao-cada-vez-mais-roubados-0402306ECC916326?types=A&

 

Post a Comment

<< Home